domingo, 13 de junho de 2010

Os "sábios" do futebol

Olá pessoal!!

Hoje vou fazer uma coisa diferente. Um colega meu me enviou uma crônica muito legal sobre os debates em relação à Copa do Mundo. Confiram:

O texto é de Wagner Freire



Ah, mais um ano de copa! O País só fala de futebol. Tudo é futebol. As propagandas: de cada cinco, quatro estão relacionadas com as cores verde e amarela. Nos telejornais, sites, impressos, rádio, não se fala de outro assunto. Nas escolas, a moda é trocar figurinhas do álbum da copa— seja no jardim de infância ou nas universidades. Os vizinhos que mal se cumprimentam durante o ano, unem-se para enfeitar as ruas e fachadas das casas.

Hoje, quando abri o armário da dispensa, deparei-me com uma lata de leite condensado e qual era a estampa impressa na lata...? Nem preciso responder... Imediatamente surgiu a questão: o que leite condensado tem haver com futebol? Bom... quer saber, deixa pra lá!

Melhor que assistir é discutir futebol. A pergunta comum entre a população é quem vai ganhar essa copa? Hoje, com certeza, nenhum brasileiro apostaria a própria casa na seleção de dunga. Kaká é tratado como a grande esperança. O problema é que este filme eu já vi em 1998 e deu no que deu.

No entanto, não há nada pior do que aquelas pessoas que nunca acompanham futebol e querem debater sobre o assunto. No dia (8/6), o programa da “ERREI DE TV”, o “SuperPop”, da “aproveitadora”, digo, apresentadora “Burrinha Gimenez” deu uma aula de ignorância sobre o assunto. No palco, contou com a presença do craque Denílson — jogador do Kavala, da Grécia, — a sensação Neymar, do Santos, além do ex- goleiro Ronaldo e do narrador Silvo Luiz. Foi horrível. Ela se prontificou a colocar os jogadores da seleção em um telão e quando se referiu ao jogador Robinho (atacante da seleção emprestado para o Santos), não soube dizer quem era e se defendeu dizendo que “não havia olhado com atenção” quando Denílson respondeu: poxa esse “é o Robinho”.

Neymar fez o que quis no programa, dançou, fez piada com Silvio Luiz, entre outras peripécias. Denílson também não perdeu a oportunidade de aplicar suas famosas piadas e quando Luciana explicou que só assistia ao jogo em época de copa, Denílson respondeu: “percebe-se”, com um tom irônico. Pior foi ela tentando narrar um lance de ataque, foi tão ruim que nem consigo reproduzir tamanha ignorância. Para finalizar falou: “eu não entendo nada de futebol, mas tenho outros atributos” - No mesmo instante pensei profundamente... Qual? E para piorar indagou a seguinte lógica: não entendo de futebol, mas “sou uma ótima apresentadora”, daí não aguentei mais, desliguei a televisão e fui dormir.

É futebol tem dessas coisas...

Wagner Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário